Jornalismo e realidade em um livro de quem entende do assunto
O livro A Prática da reportagem, escrito por Ricardo Kotscho e publicado em 2000, é, em minha opinião, um dos melhores livros sobre a profissão do jornalista já escritos por um profissional. E isso ocorre não só pelo fato de que quem o escreveu ser um grande jornalista brasileiro, mas também pela linguagem fácil e acessível a qualquer pessoa.
No livro, Kotscho trata sobre algumas questões ligadas a profissão e afirma, com a importância de quem entende do assunto, que repórter mesmo tem que ir pra rua, porque ficar dentro da redação não faz nenhuma pauta cair sobre a sua cabeça. Além disso, o autor traz algumas dicas sobre como deve-se trabalhar com o jornalismo ( desde o levantamento de dados até a matéria pronta) e conta algumas histórias de seus trabalhos como repórter. Histórias essas que ora fazem rir, outras chorar e outras nos fazem ver como é a verdadeira realidade de nossa sociedade.
Assim, A prática da reportagem é um livro feito não só para nós aspirantes a jornalistas, ou para jornalistas já formados, mas sim para todos aqueles que admiram uma boa história e desejam saber como é realizado o verdadeiro jornalismo, algo raro de se ver nos dias atuais. Vale a pena conferir!
Realmente este livro é muito bom, essencial para qualquer estudante de jornalismo. O único porém é que ele me faz lembrar uma certa professora desagradável.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!!!