quinta-feira, 13 de maio de 2010

Abolição da escravatura


Hoje, 13 de maio, é comemorado o dia da abolição da escravatura no Brasil.
E você sabe como se deu a história da escravidão? E a abolição? Confira aqui no Baú de informações.

Na época da nossa colonização não havia mão de obra para a realização dos trabalhos manuais que precisavam ser feitos. Assim, os portugueses ( nossos colonizadores) começaram a usar o trabalho dos índios nas lavouras, porém isso não deu certo, já que os religiosos se colocaram em defesa dos índios e impediram tal tratamento. Sem saída, os portugueses foram em busca dos negros da África e dessa forma, os escravizaram.

Os negros chegavam aqui trazidos do continente agricano em porões de navios negreiros. Como as condições dentro desses navios eram péssimas muitos morriam durante a viagem. Quando aqui chegavam os negros sobrevivente eram vendidos à senhores de engenho e fazendeiros, que os escravizavam. E assim o ciclo da escravidão ia se formando. Ele permaneceu por 300 anos. E o maior motivo para tal fato foi o fator econômico, já que esta era a única mão de obra existente na época.

No entanto, a partir de 1870, a região Sul do país, começou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; na região Norte os engenhos foram substituídos por usinas, nas principais cidades foram surgindo indústrias,o que permitiu com que o número de escravos diminuísse.

Portanto, o primeiro passo para o fim da escravidão se deu em 1850, com o término do tráfico negreiro. Vinte anops depois foi a vez da Lei do Ventre livre, responsável por tornar livres os filhos de escravos que nascessem depois de sua promulgação.

Já em 1885 entrou em vigor a Lei dos Sexagenários que libertava os maiores de 65 anos e assim por diante, até em que 1888, ocorreu a abolição da escravatura através da promulgação da Lei Áurea pela princesa Isabel. Essa lei representou uma conquista não só para os negros, mas também para o Brasil, que pode pelo menos em parte se livrar de um preconceito existente em nossa sociedade.

Digo em partes, porque o preconceito ainda existe em nossa sociedade até hoje. Preconceito esse que não é apenas pelos negros, mas também pelos índios, pelos pobres, mestiços, mães solteiras, gays, etc. É um preconceito contra qualquer pessoa que se mostre diferente. Preconceito esse que impede o desenvolvimento de nosso país e que o prejudicam de crescer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário