quarta-feira, 31 de março de 2010

Crianças ou adultos


Hoje andando pela rua, um menino de uns 11 anos, acompanhado de outros dois: um que aparentava ter nove e outro seis anos me abordou:
- Tia me dá dinheiro?- disse ele
- Só se você me disser o que vai comprar
- Comida...sabe o que é tia? É que lá em casa, nóis somo sete irmão e só tem nóis três pra trabalhar. Nossa mãe é doente e o pai nóis não conhece não.

Dei uns trocados para o garoto, os únicos que me restavam. Mas será que esse dinheiro vai dar o mais importante para essas crianças? O amor de uma família e o conforto de um lar? Eu diria que não! Esses três meninos representam uma parcela da nossa sociedade brasileira: crianças que começam a trabalhar cada vez mais cedo para sustentar suas famílias. Meninos que às vezes com seis, sete anos ou até menos pegando em enxadas, ajudando como podem. Outros se trocam por um prato de comida, trabalhando horas e horas seguidas em condições precárias.

Mas ainda a tempo de mudança? Sim! É preciso fazer alguma coisa para dar ALGO a mais a esses meninos e meninas do nosso país. Ao invés de trabalhar eles deveriam estar estudando, brincando. Deveriam ser crianças e não ADULTOS. Cada vez mais estão perdendo sua infância pela irresponsabilidade de alguns.

Um comentário:

  1. está mesmo na hora de todos nós nos atentarmos mais a estes pequenos rostinhos pelas ruas... e descobrirmos além deles: suas histórias, receios, sonhos. Assim será possível lutar para que um sorriso, para eles, não seja complicado nem dolorido: seja a simples expressão de que a vida vale a pena!
    Juliana

    ResponderExcluir