sexta-feira, 12 de março de 2010

Mídias: surgimento, problemas, futuro e soluções

Você sabe o que são mídias digitais? E como as mídias surgiram no mundo? Leia e confira.

Falar sobre mídias digitais, nos dias de hoje, é tão comum que, até mesmo as crianças que mal acabaram de nascer já sabem do que se trata. Porém, isso nem sempre foi assim.

O século XX marcou a velocidade e a mobilidade da vida das pessoas. É o período dos experimentos e da tentativa de transmissão de sinais à distância. Mas, nem todos aceitaram bem essas mudanças no seu cotidiano. A tendência foi a desorientação. É então, em meio a essa turbulência, que a opinião pública penetra na vida doméstica dos indivíduos sob a forma das mídias, principalmente através do jornal. Eles surgem em grande número e em quase todos os locais do planeta.

Porém, a guerra de 1914 abala essa estrutura mal formada da imprensa. Ao mesmo tempo, surge o rádio, como um concorrente de peso. Ele constrói uma nova relação com a sociedade, apesar de em seu início não ser um meio de transmissão de informação e sim um instrumento de uso militar.

As guerras, principalmente as Mundiais, foram importantíssimas para o advento da imprensa. Foi durante a 2ª Guerra Mundial (1939), que a tecnologia passou a ser mais aceita pelas pessoas. Elas perceberam como os inventos podiam trazer conforto e acabaram se apropriando deles. Assim, a consequência positiva do conflito foi o avanço tecnológico.

Com o fim da guerra, o rádio passa a ser um instrumento de entretenimento em meio ao advento da urbanização, que faz com que diversos imigrantes passassem a procurar outras cidades ou países com melhores condições de vida. Por não conhecerem seus vizinhos e nem terem parentes nesses locais, essas pessoas têm no rádio o seu grande amigo.

A aceleração dos ritmos do cotidiano e a invasão da tecnologia, somados a ampliação do papel da visão como fonte para orientar e interpretar os fluxos provocaram mudanças nas formas de percepção sensoriais das populações das grandes metrópoles. É nesse contexto que a TV atinge seu período áureo. O rádio se torna um meio complementar. O que é visto por toda a família na TV, depois é escutado individualmente no rádio.

Esse período dos anos 1950 aponta a independência dos indivíduos, um maior grau de intelectualização, expansão da produção de massa e a valorização do público jovem. O público, dessa forma, passa a ser interpretado agora como consumidor dos bens produzidos em larga escala pela indústria.

Durante essa época, a informação passa a ser dominada pela TV, seguida pelo rádio. O jornal e as revistas passam a segundo plano, ocupando as lacunas dos meios audiovisuais, com informações mais aprofundadas, especializadas ou locais.

O rádio e a televisão imperam porque são mais rápidos e podem chegar a todos os lugares e pessoas.

Nos anos 1970, tem início a era da globalização, com o surgimento das redes de computadores, comunicação por satélite, cabos de fibras óticas e mecanismos eletrônicos de transferência de dados e informações em alta velocidade.

No fim do século XX e início do XXI as informações passam a chegar com rapidez e facilidade às pessoas em diferentes locais do globo. A televisão, nesse contexto, é fonte primária de entretenimento e informação de massa em todo o mundo.

É nessa época também, que surge a internet. Ela permite um maior acesso e troca de informações, por pessoas diferentes, nos mais diversos locais do mundo. Além disso, é através da internet que a mobilidade, antes difícil e dependente de navios para acontecer, passou a existir em escala virtual.

Com o advento da internet, o mundo necessita existir em escala global.

O século XXI passa a acontecer através da mobilidade. A telefonia celular encaminha as plataformas de comunicação para o contexto da individualização e da personalização. As operadoras de celular já estão procurando outros caminhos para existir sem ser somente através das ligações.

Um dos caminhos possíveis para o futuro será a passagem dessas operadoras a provedores de conteúdo. No Brasil, inclusive, já existem serviços de televisão no celular, acesso a internet e as rádios.

Outro ponto que vem sendo questionando nos dias atuais é a convergência das mídias, em que são reunidas em um só local, diversas mídias diferentes, tais como imagens, áudio, textos. Algumas empresas, como por exemplo, os Diários Associados, já estão migrando para esse tipo de tecnologia.

Na época em que vivemos é necessário se adaptar, pois quem não o fizer corre o risco de desaparecer ou perder lugar para seus concorrentes. Ficar atento às novas tecnologias é a melhor solução.

Um comentário:

  1. gostaria de colocar esse texto no meu tcc para falar do histórico da mídia, isso pode ser feito apenas referenciando?

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