sábado, 27 de fevereiro de 2010

Um rosto em meio a baderna


Obras, obras e mais obras!!É assim que se encontra a Avenida Antônio Carlos, próximo ao Uni-Bh, faculdade em que faço o 7º período de jornalismo. Essas obras estão causando transtornos terríveis, principalmente devido aos engarrafamentos de carros e ônibus depois das 18 horas. Mas elas sempre fazem um bem maravilhoso quando estão prontas.
Porém,chega de falar das obras. Em meio a elas existem figuras bem mais ilustres e importantes, sem o qual essas obras jamais poderiam acontecer. Falo dos trabalhadores, dos peões de obras,como dizem, aqueles que quase ninguém repara, mas que são super importantes.
Em meio a esses homens se encontra o Seu João ( o nome é fictício), 45 anos, pai de cinco filhos, casado, e que sustenta a mãe e mais três irmãos mais novos. O seu João, muitas vezes, não tem nem o que colocar na mesa para sua família comer. O aluguel anda atrasado à 3 meses, e ele não tem nem noção de como vai pagar.
Entretanto, algo chama atenção em seu João: o sorriso sempre presente, estampado em seu rosto cheio de rugas, já gasto devido ao tempo. Nas mãos podemos perceber os calos de quem começa a trabalhar de manhã e vai até a noite, sem hora para parar. Incui-se aí os sábados e às vezes até os domingos e feriados, como ele mesmo diz rindo do próprio trabalho.
Quando pergunto se ele não se cansa, ele simplesmente me responde “cansar a gente até cansa, mas tenho que trabalhar para sustentar minha família, se não todo mundo passa fome. O que minha mulher ganha não dá pra sustentar todo mundo”.
O seu João é só um nome pra representar todos esses homens, esses trabalhadores que ficam horas a fio no calor, no frio fazendo obras e mais obras para melhorar a nossa vida. Esses trabalhadores que muitas vezes não tem nada pra comer e que trabalham até cansar. Eles que tem os seus problemas, os seus medos, mas que estão lá todos os dias trabalhando trabalhando trabalhando para melhorar a nossa vida, pra trazer conforto pra todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário