quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

AS DIFEяENÇ@S EX ΐ § †EM ?

As diferenças no nível de ensino interferem na formação do cidadão, segundo pesquisa realizada em escolas.


Carolina Fernandes, Carolina Sanguinete, Lara Nassif, Pamela Bárbara e Wanessa Viegas

Respeito à identidade do outro, valores de cidadania e solidariedade são o que as escolas infantis procuram transmitir aos seus alunos. De acordo com a pedagoga Cinthia Duarte Pereira, 35 anos, a educação e a escola ainda são fontes de referência e formação de valores para o cidadão, sendo o único pilar da sociedade que continua se mantendo, uma vez que a família não consegue se organizar e a religião não é mais valorizada.
Para a pedagoga Cinthia Duarte a escola é o único pilar da sociedade que ainda se mantém.

A diretora do colégio particular Intelectum afirma que é a escola a responsável pela formação dos jovens.Um fator preocupante é a qualidade de ensino que interfere no desenvolvimento do indivíduo. Apesar do esforço realizado pelos profissionais do ensino público, a falta de infra-estrutura dificulta o processo de aprendizagem dos estudantes. Segundo a diretora, chamada carinhosamente pelas crianças de Tia Neusa, 59, do Centro Educacional Infantil Lago Azul, a educação nas escolas particulares é como um outro mundo. Disse, além disso, que “a educação é muito importante”. Pode-se verificar a diferença no discurso da diretora e pedagoga Maria Elizena Fernandes, 63 anos: “A escola exerce grande influência na formação dos jovens, visto que os pais estão transferindo para a escola várias responsabilidades. E como esta se relaciona com a criança, no mínimo, quatro horas e meia por dia, tempo muitas vezes maior que o dos pais, passa a ser responsável por essa educação. No meu ponto de vista, a escola sozinha já está abalada e precisando de ajuda”.

Crianças da escola Lago Azul em uma de suas aulas.Em visita ao Lago Azul, localizado no bairro Riacho, em Contagem, podem-se perceber as necessidades por que passam os alunos de tal escola. Grande parte das crianças, como não tem com quem serem deixadas, permanecem no local em horário integral. “Minhas filhas passam o dia todo aqui. Trabalho o dia inteiro e não tenho com quem deixá-las”, afirma Vanessa, 26, mãe de duas alunas.

Nota-se a carência da escola pelo número de salas, sendo três ao total. Uma destinada a berçário e as outras duas 1° e 2° período, respectivamente. Porém, nestas últimas, não há atividades específicas para cada idade, já que os estudantes ficam misturados nessas turmas, independente da idade e da capacidade dos mesmos. A aluna Jeniffer, 7 anos, afirma que “Já vi aquele filme que tá passando mais de mil vezes!”. Além disso, todos os que trabalham no local são voluntários, não possuem nenhuma formação.
A aluna Jeniffer reclama: “já vi esse filme mais de mil vezes”.


Alunos do colégio Intelectum: salas bem equipadas, professores bem qualificados, aulas de reforço e inglês.
Um aspecto com relação às diferenças é a alimentação. Enquanto no Lago Azul é servida comida e de forma gratuita, no colégio particular Intelectum, também localizado em Contagem, as crianças têm que levar lanche ou comprar. Neste estabelecimento, há uma boa estrutura composta por 10 salas, divididas em 4 andares. Possui, ainda, área de esportes, lazer, aulas de inglês, reforço e professores qualificados, formados na matéria que lecionam.

Em entrevista aos alunos das duas escolas, pode-se constatar os medos, os sonhos, os heróis, as perspectivas, as brincadeiras e profissões que pretendem seguir.
SONHOS

LAGO AZUL
Boneca – 45%
Não sei – 20%
Carrinho – 10%
Bola – 10%
Bolo – 5%
Outros – 10%

INTELECTUM
Não sei – 16%
Viajar – 10%
Paz – 6%
Carro – 6%
Boneca – 6%
Outros – 56%



O que chamou a atenção foi o fato de 16% das crianças do Intelectum não possuírem sonhos e outros 6% terem como preocupação a paz mundial. Enquanto que, no Lago Azul, 65% desejam ter brinquedos.

PROFISSÃO

INTELECTUM
Jogador – 14%
Médico – 12%
Professor – 10%
Veterinário – 10%
Artista – 8%
Outros – 46%


LAGO AZUL
Médico – 45%
Policial – 20%
Professor – 15%
Mãe – 10%
Artista – 10%
Outros – 0%

Destaca-se, com 45%, a Medicina como profissão pretendida pela escola pública. Além disso, um fato curioso é que 10% das crianças querem ser mães. Já no Intelectum, o desejo é pela profissão de Jogador de Futebol, com 14%, seguido por Veterinário e Professor, com 10%.

HERÓI

INTELECTUM

Homem – Aranha-18%
Super-homem –14%
Mulher Maravilha – 14%
Batman – 10%
Não possui – 8%
Pais – 4%
Deus – 2%
Outros – 44%

LAGO AZUL

Mulher Maravilha – 25%
Homem-aranha – 20%
Não possui – 20%
Super-homem – 15%
Coleguinha – 5%
Mulher gato – 5%
3 Espiãs – 5%
Outros – 5%


No Intelectum, 4% das crianças têm como heróis os pais. No Lago Azul, o pai é trocado pelo coleguinha.
BRINCADEIRA


LAGO AZUL

Boneca – 40%
Casinha – 15%
Carrinho – 15%
Pega-pega – 15%
Bicicleta – 10%
Outros – 5%

INTELECTUM

Boneca – 24%
Bola – 18%
Pega-pega – 18%
Vídeo-game – 10%
Computador – 4%
Outros – 26%

Os interesses por brincadeiras na escola particular são diferentes dos da pública. Sendo que os alunos da primeira demonstram interesse por jogos eletrônicos. No Lago Azul isso não acontece e os brinquedos mais simples são os mais pedidos.

VIAGEM

INTELECTUM

Praia – 34%
EUA – 12%
França – 8%
Inglaterra – 4%
Não sei – 4%
Outros – 38%

LAGO AZUL
Roça – 20%
Praia – 20%
São Paulo – 10%
Não sei – 10%
Casa de amigo – 5%
Outros – 35%


Na escola particular os alunos têm ambição de sair do Brasil, já os da pública se contentam em ir para roça ou para casa de amigos e viajar pelo próprio país.

MEDO


INTELECTUM

Cobra – 18%
Nenhum – 16%
Ladrão – 6%
Pais morrerem – 2%
Violência – 2%
Outros – 56%

LAGO AZUL

Bichos – 25%
Nenhum – 20%
Rato – 15%
Tubarão – 10%
Bruxa – 10%
Outros – 20%


Na primeira os estudantes estão cientes do problema da violência no país e se preocupam. É interessante observar que, também, têm preocupação com a falta dos pais. Na segunda, eles apresentam medos mais comuns, como de animais, por exemplo.


O QUE GOSTARIA DE TER E QUE NÃO TEM

LAGO AZUL

Boneca – 40%
Carrinho – 20%
Patinho de banho – 5%
Acessórios Hello Kitty – 5%
Um filho de verdade – 5%
Outros – 25%

INTELECTUM

Play Station 3 – 26%
Tem tudo – 10%
Carrinho com controle – 10%
Computador – 6%
Câmera digital – 4%
Outros – 44%


Play Station 3 é muito cobiçado pelos alunos do Intelectum, dentre outros brinquedos eletrônicos. Muitos afirmam, ainda, que possuem tudo que desejam. Entretanto, as crianças do Lago Azul desejam coisas simples, como um patinho de banho. Um fato interessante são alguns alunos terem dito que gostariam de ter um filho de verdade.
Foi constatado que as diferenças, realmente, existem. Isso ocorre devido à variedade de recursos de que dispõe uma escola particular, além disso, a renda que as famílias dos alunos das escolas particulares possuem proporcionam que os mesmos viajem, conheçam outros lugares, tenham vários brinquedos. Outro dado importante é que as crianças de renda mais alta tendem a escolher profissões de maior sucesso e carreira, enquanto que as de classe mais baixa, ou não se decidiram por uma profissão escolhendo ser mães ou escolhem profissões que acreditam ter mais retorno financeiro ou algum benefício para sua comunidade, como por exemplo, policial que para eles serve para prender bandidos. O ensino é o quesito fundamental para que a criança sinta-se inserida na sociedade, é através dele que a criança se desenvolve e se firma como cidadão. Assim, uma educação sem qualidade pouco irá ajudar no desenvolvimento da criança, já ao contrário uma educação boa, de qualidade, contribui muito para a formação das mesmas, influenciando e muito na sua vida futura.























Nenhum comentário:

Postar um comentário