quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES


O filme Os Saltimbancos Trapalhões, baseado na peça teatral Os Saltimbancos de Sergio Bardoti, Luiz Enríquez Bacalov e Chico Buarque, conta a história de quatro amigos: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias que se tornam a grande atração do circo Bartolo por terem a capacidade de transmitir alegria ao público. Porém, eles são explorados pelo barão (dono do circo) que os usa para obter sucesso e dinheiro, além de terem que enfrentar o mágico Assis satã que faz de tudo para atrapalhá-los, que os quer bem distante, pois acha que eles prejudicam o seu espetáculo.

Os Saltimbancos Trapalhões trata-se de uma comédia infantil, sendo seu gênero possível de se identificar antes do início do mesmo, devido a todos os filmes dos Trapalhões já serem identificados como representantes deste gênero. Os estereótipos são respeitados, pois realmente é engraçado, faz o espectador rir, o que é a característica principal da comédia. Um exemplo disso é a cena em que Didi junto com os outros Trapalhões ao retirarem a mesa de mágica do palco fazem com que os animais que estavam escondidos dentro dela se soltem e corram soltos pelo palco, o que cria uma verdadeira confusão e provoca risada em que está assistindo.

Apesar de ser uma comédia, o filme tem cenas de musical como, por exemplo, as cenas das músicas : “História de uma gata”, “Hollywood”, “pirueta”, “Alô, liberdade”, Todos juntos, entre outros. Além disso, possui também cenas de ficção científica como, por exemplo, robôs que lutam e falam, vistos na cena em que Didi sonha estar em Hollywood junto com seus amigos e tem que fugir desses robôs.

Há uma predominância da câmera estática, com raras exceções de cenas em que se usa a panorâmica. O ângulo de filmagem é normal, situa-se no eixo do olhar, e não se faz uso de plongée, contra-plongée ou excêntrico. No que se refere aos planos, observa-se uma mistura de planos geral, americano, médio e primeiro plano, só não há, porém, utilização do primeiríssimo plano. Os cortes feitos são sempre secos, não havendo, portanto, clareamento,escurecimento ou sobreposição de imagem.

A década de 1980, também chamada de década perdida, foi o período conhecido pelo fim da idade industrial e início da idade da informação, porém que ainda tinha o circo como uma de suas principais atrações. Famílias inteiras viam o circo como forma de lazer. Assim, o filme funciona como documento na medida em que mostra as tradições de uma sociedade que procurava quebrar costumes antigos e buscar uma nova realidade.

Um exemplo disso é a moda, que se inspirou na onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica, contrariando totalmente o estilo de até então, onde prevaleciam roupas largas, artesanais, de inspiração indiana. Dessa forma, o uso de roupas de ginástica, junto com roupas exageradas, de cores cítricas e muito alegres, rompe com todas as tradições de até então. Além disso, o modo de falar, de vida, a visão de mundo, a época, é tudo retratado no filme, o que leva o telespectador a se situar no cotidiano e no contexto pelo qual passavam as pessoas na época da criação do filme.

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